Protetor Solar em Cápsulas?
- Iulle Costa
- 10 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

Semana passada, conversamos aqui no blog sobre melasma
Link:
E essa semana no Instagram @LeveEstiloLeve, continuamos o assunto falando sobre a Luteína, uma vitamina para os olhos que vem atuando como antioxidante, combatendo os danos celulares causados pela radiação solar e contribuindo para a melhoria do meslasma.
Instagram:
Hoje vamos falar sobre fotoprotetores via oral. Vamos lá:
Apesar de não ser uma descoberta tão recente, os protetores solares via oral, ainda são pouco conhecidos.
Tratam-se de antioxidantes que agem corrigindo os radicais livres que foram gerados no organismo, devido a ação dos raios solares e que prejudicam as células.
O que são antioxidantes e radicais livres? Confere:
Os radicais livres são liberados em nosso organismo quando os raios solares atingem nosso corpo e desencadeiam uma série de reações que comprometem o funcionamento das células, prejudicando nosso metabolismo, provocando o envelhecimento celular e podendo desencadear o surgimento de células cancerígenas. Esse desgaste celular, quando contínuo, faz com que as células percam sua capacidade de se defender e por fim deixam de se multiplicar corretamente.
O resultado desse processo é o aparecimento de manchas, flacidez e até câncer de pele.
Tenho que ressaltar que o uso dos fotoprotetores em comprimido NÃO substituem o protetor solar tópico, ou seja, o protetor solar em creme, isso porque o protetor solar em comprimido atua como adjuvante na proteção da pele, uma vez que não bloqueia a radiação, apenas combate os efeitos da mesma depois de já ter atingido a pele. Por isso, o produto de via oral não pode ser usado isoladamente, ele deve ser um aliado do protetor solar tópico.
Em resumo, os chamados protetores em cápsulas tratam-se de poderosos antioxidantes que são aliados do protetor solar em creme no combate do envelhecimento precoce, câncer de pele e manchas. Dependendo da gravidade da pele pela exposição ao sol, esses protetores podem auxiliar a reverter os danos solares, estudos comprovam que o uso regular de antioxidantes reduzem a incidência de mutações no DNA .
A maneira de utilizar esses comprimidos depende de cada produto, alguns são indicados uma vez por dia, outros duas ou três.
Como todo medicamento, possui contraindicações, por exemplo o betacaroteno, não pode ser usado por quem tem a função hepática alterada, sem falar dos casos de reações alérgicas aos componentes, logo, é necessário que antes de iniciar o uso de um fotoprotetor via oral, consultar as orientações de um Dermatologista.
É possível encontrar esses fotoprotetores em sites especializados ou em farmácias, alguns trazem em sua composição, além do antioxidante, vitaminas e sais minerais que contribuem positivamente para o metabolismo celular.
Bem poderosas, espero que eu tenha ajudado vocês a entenderem um pouco desse assunto, não se esqueçam de dar o seu s2 no final da página.
Um grande beijooooooo!
Comments