top of page
Buscar

Antioxidantes x Radicais livres

  • Iulle Costa
  • 3 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Como professora de química e coordenadora de um curso de graduação em Estética e Cosmética, vivo ensinando e alertando minhas alunas sobre a função e importância de antioxidantes em nosso corpo.


A definição correta seria: “Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer. Assim, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças”. Mas assim como minhas alunas, em um primeiro momento, talvez você tenha ficado um pouco confuso com essa definição, então vamos facilitar a coisa:


Imagine que seu corpo é uma fábrica e que as células são os operários, existem fatores externos que são capazes de atrapalhar o funcionamento natural das células, que são obrigadas a criar subterfúgios para conseguirem realizar trabalho, ou seja, tentam driblar esses agentes externos. Ao criarem esses subterfúgios as células se desgastam provocando grandes danos no funcionamento natural da fábrica - seu corpo. Bem, os radicais livres são os agentes externos como a radiação solar, poluição, má alimentação e o próprio oxigênio que respiramos, esses elementos contribuem para o envelhecimento do corpo, desgaste celular, flacidez, manchas na pele e até o câncer. Já os antioxidantes, são como os seguranças dessa fábrica, eles protegem as células dos efeitos dos radicais livres, ou seja, criam uma espécie de barreira protetora nas células, para que os radicais livres, não atrapalhem o correto funcionamento delas.

Os antioxidantes podem ser encontrados em alimentos, suplementos de vitaminas e minerais, e nos cremes anti-idade. Eles atuam prevenindo problemas como:


  • Envelhecimento

  • Doenças cardiovasculares;

  • Aterosclerose;

  • Câncer;

  • Doença de Alzheimer;

  • Doenças pulmonares.

  • Melasma


Ao evitarem que o DNA celular seja modificado pela ação dos Radicais Livres, os antioxidantes auxiliam a prevenir inúmeras doenças, ocasionadas pelo mau funcionamento do metabolismo celular.


Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são vitamina A, C, E, flavonoides, carotenoides, licopeno, ômega-3 e selênio. Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes naturais, e uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos fornece para o corpo os antioxidantes necessários para prevenir doenças. Os antioxidantes também podem ser encontrados em medicamentos e em cosméticos com ação anti-envelhecimento.


Observe a figura a seguir:


Mas muito cuidado, é importante lembrar que a suplementação de antioxidantes deve ser feita de acordo com orientação médica ou do nutricionista, e que uma alimentação saudável é necessária para que os efeitos benéficos dos antioxidantes sejam alcançados.


Tomar antioxidantes em cápsulas sem orientação médica pode trazer perigos para a saúde como hemorragias e aumento do risco de AVC, favorecendo até mesmo alguns tipos de câncer, como de pulmão e de próstata. Por isso, só é aconselhado tomar suplementos antioxidantes quando recomendados pelo médico ou nutricionista.



Quer uma dica de uma antioxidante que tem ajudado no controle do melasma? Além de funcionar como uma Vitamina para os olhos, prevenindo catarata e outras doenças? Confere aqui:

Espero que tenha gostado do texto, não esquece de deixar seu e-mail na lista de transmissão e de dar o seu s2 no final da página!

bjuxxx pessoas poderosas!!!

Confira a lista de melhores antioxidantes:

Confira a lista de alimentos ricos em antioxidantes:







 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page