Desodorante 100% natural: Testando 4 receitas.
- Iulle Costa
- 11 de set. de 2017
- 4 min de leitura
Olá pessoas poderosas, vamos conversar sobre desodorantes de novo? Sim, de novo! Vocês pediram, então venho trazer as receitas mais usadas sobre como fazer seu desodorante natural, mas com um diferencial: Essas formulações foram testadas durante meses! E vou te contar tudo:
Receitas:
1 Receita:
200 mL de Leite de Magnésia.
1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio.
2 à 6 colheres de água.
** Misture tudo.
Se preferir adicione essência.
Modo de usar: Armazene em um borrifador e agite antes de cada uso.
2 Receita:
400 mL de água.
2 colheres (bem cheias) de sementes de linhaça.
**deixe ferver.
**Após fervura retire a linhaça e adicione 1 colher de Bicarbonato de Sódio.
Se preferir adicione essência.
Modo de usar: Armazene em um borrifador.
3 Receita:
Coloque ao fogo de 6 à 10 colheres de água.
Adicione 1 colher de amido de milho.
1/2 colher de bicarbonato de sódio.
Se preferir adicione essência.
Modo de usar: Deixe esfriar e use como creme desodorante
4 Receita:
100 mL de óleo de amêndoas
2 cravos da índia
Se preferir adicione essência
Modo de usar: Armazene em um frasco lacrado por 5 dias depois estará pronto para uso.
Agora vamos para o que interessa:
As receitas foram testadas pelo meu marido e depois por mim. As condições eram: Meu marido é extremamente alérgico a desodorantes e antitranspirantes, a ponto de nunca conseguirmos encontrar nenhuma marca comercial que desse certo com ele, inclusive grandes marcas de desodorantes hipoalergênicos, sem falar que ele prática exercícios físicos de alta intensidade, então sempre buscamos desodorantes que não irritem a pele (no caso dele, chega a aparecer feridas) e que também segurassem o cheirinho, claro né! Já eu, não possuo alergia, mas não é qualquer desodorante que dá certo para mim, controlar o odor é algo que cuido muito.
Vamos começar falando sobre a 3 Receita: PURA ENGANAÇÃO! Foi uma das receitas que mais encontrei na internet, e me surpreendeu o fato de quase ninguém critica-la, a textura fica, a princípio de mingau e foi fácil sua aplicação, usei por dois dias e segurou moderadamente (cerca de 3 á 4 horas) o suor para mim, mas não para meu marido. No terceiro dia, o produto assumiu uma consistência muito sólida, não sendo mais possível sua aplicação. RESULTADO: como utilizei muita essência, acabou que estou usando ele para perfumar o ambiente kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
A Receita 4 não causou alergia e controlou bem o suor por cerca de 3 horas, sem exercícios físicos. Desvantagem: o óleo em contato com a pele, ao meu ver, não é muito agradável.
Na Receita 2 temos proposta de se usar as sementes de linhaça, para formar uma espécie de gel selador, que auxile na retenção do suor.
Este desodorante funcionou bem por um tempo muito limitado e com a prática de exercícios físicos ele te abandonará. PORÉM, se a ideia é garantir uma fragrância, foi o que melhor segurou na pele o odor da essência, recomendo o uso dele se você não for se expor a condições que te façam suar.
Prefira como essência substâncias que tenham o efeito de serem anti-sépticas, como a lavanda.
Receita 1: ELEITA A MELHOR! Imagine a seguinte condição: Uma pessoa (maridão rsrs), altamente alérgica a desodorantes, utilizou a receita 1 e depois de 4 horas de trabalho, participou de um treino de jiu-jítsu que durou 2 horas, após toda rotina não apresentou aquele odor INCONVENIENTE do suor e após dias de uso, nada de alergia! ACERTAMOS UHULLL!!!!!!
Justificativa para ter funcionado tão bem:
Primeiro, você teve ter observado que o Bicarbonato de Sódio atua como ator principal em três dessas receitas, isso ocorre devido sua ação antimicrobiana, combatendo a proliferação bacteriológica da região e por consequência diminuindo o odor. Sua ação Antipruriginosa combate as coceiras associadas a reações alérgicas e psoríase, ótimo para quem tem irritação cutânea por conta do desodorante né?
Já o leite de magnésia, indicado para combater a acidez estomacal, possui um pH levemente alcalino, em contato com a pele não causa irritação, mas ao modificar o pH da área, também atua impedindo a proliferação de bactérias. O Magnésio auxilia a controlar a transpiração e não é tóxico ao nosso corpo como no caso do alumínio (ingrediente de antitranspirantes e desodorantes).
Ponto negativo: Sim, apresentou um: em contato com a pele, ao secar, o líquido deixou a área branca. Mas consegui resolver isso, misturando a receita 1 com a 2, o gel formado pela linhaça auxiliou na penetração do leite de magnésia e combateu aquela mancha branca, nada legal principalmente nas roupas.
CALMA QUE NÃO ACABOU! Vou te dar mais umas dicas sobre esse assunto, olha só:
1) Inúmeras são as receitas de desodorantes naturais que encontramos pela internet, mas CUIDADO AO ESCOLHER UMA! Fuja de receitas cítricas, aquelas que levam limão, laranja, ou qualquer outro elemento ácido, essas receitas atuam modificando o pH da pele para um meio ácido, já existem estudos que alimentos ácidos devem ser consumidos moderadamente para não causarem câncer, OK! EU SEI QUE QUE VOCÊ NÃO IRÁ COMER O DESODORANTE, porém, a exposição dessa área ao sol pode causar manchas ou até queimaduras, e uma queimadura solar não é nada legal!
2) Sabe aquela mancha amarela causada na roupa por conta do desodorante? Para remove-la é fácil. Com uma esponja espalhe peróxido de hidrogênio (água oxigenada) na roupa, deixe agir por 10 min (no caso de água oxigenada de volume entre 2 á 10, para volumes maiores deixe de 5 á 8 minutos) depois esfregue e enxague com água morna.
3) Caso queira preparar a Receita 2 e não tiver linhaça, pode usar a Chia, irá obter o mesmo efeito.
Iai gostou desse tema? Não esqueça de me contar!
Комментарии